Ana Patrícia Kranz
Patricia Kranz é consultora em projetos ambientais e sociais. Começou como ativista do movimento antinuclear, quando o Brasil ainda vivia sob ditadura e, desde então, trabalha com questões sociais e ambientais, engajada na articulação de vários outros movimentos e na criação do Partido Verde Brasileiro.
Ela trabalhou na Prefeitura do Rio de Janeiro e depois na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela facilitou a filiação do Rio de Janeiro no ICLEI e trabalhou pela participação ativa da cidade nos projetos do ICLEI. Nesse espírito, desde 1997 promove o ICLEI no Brasil, trazendo novos integrantes e coordenando projetos, principalmente os relacionados à Agenda Local 21. A partir dessa experiência, aprofundou seus conhecimentos sobre métodos participativos, tornando-se uma profissional reconhecida no campo, adotando a metodologia e suas ramificações para promover o desenvolvimento sustentável de vários territórios através de muitos projetos diferentes.
Desde 2015, Patricia iniciou uma nova frente de trabalho relacionada a florestas e biodiversidade, coordenando o desenvolvimento de um projeto piloto de reflorestamento com pagamento por serviços ambientais e no conselho da BRBio, organização dedicada ao combate a espécies marinhas invasoras.
Patricia permaneceu conectada ao ICLEI América do Sul durante todos esses anos e atuou como Presidente do Conselho entre 2004 e 2006. Ela ainda faz parte do Conselho Consultivo do ICLEI e, recentemente, foi nomeada Presidente do Conselho Consultivo do INTERACT-Bio.